O projeto do computador com Windows pré-pago (em que o usuário adquire créditos para usar o PC, a exemplo de um celular) não é exatamente uma novidade.
Desde o ano passado, alguns usuários brasileiros participam de um piloto do projeto de inclusão digital que deve ser anunciado amanhã pelo fundador da Microsoft, Bill Gates.
O conceito é simples: não tendo condições de arcar com a compra de um PC, o usuário em um país em desenvolvimento leva para casa um micro completo, com o Windows XP, mas que é ativado por uma senha embutida em cartões pré-pagos.
Dessa forma, ele pode consumir o PC conforme suas necessidades de computação, como numa modalidade diferente de financiamento, em que não há compromisso de um pagamento fixo todo mês, ficando com a posse definitiva do aparelho quando a soma de créditos adquiridos seja equivalente ao PC mais a licença do Windows.
Em uma pesquisa feita com os participantes do piloto - os micros foram vendidos pela cadeia de varejo Magazine Luiza - 31% disseram que não comprariam um PC nos próximos 12 meses mas que conseguiram seus micros graças ao modelo pré-pago.
“Vimos a grande popularidade dos celulares pré-pagos ao redor do mundo e pensamos que o modelo também serviria para um PC", disse Will Poole, vice-presidente sênior do Grupo de Expansão de Mercados da Microsoft.
Fonte: Estadão
Recent Comments